O Parque Natural Municipal Morro do Macaco está localizado entre as praias do Canto Grande Mar de dentro e Mar de fora, como carinhosamente chamamos de rabo de baleia no bairro de Canto Grande.
O Parque foi criado com intuito de conservar e proteger a região do Morro do Macaco e da Ilha do Macuco, em toda região encontra-se uma diversidade biológica muito rica e pode-se fazer 3 trilhas diferentes:
1- Morro do Macaco (191 metros de altura): acesso pelo Pórtico de Entrada na rua Jequitibá, próximo ao Trapiche do Canto Grande.
A trilha tem cerca de 1.800 metros (ida e volta), a subida leva entre 30 e 40 minutos e quando chega no topo a vista é tão deslumbrante que aproveite seu tempo para aproveitar a imensidão e maravilhas de Bombinhas!
Considerada uma trilha média/moderada por ser íngreme, por isso sempre indicamos fazer com sapatos adequados (tênis e nunca de chinelos), levar água (lembrando sempre de ter uma sacolinha ou mochila para guardar seu lixo) e aproveitar a vista. Nos meses de verão a trilha se torna bem cansativa por conta do calor e umidade da região, então lembre sempre de se hidratar durante a subida.
Com pedaços bem íngremes a trilha se torna cansativa, mas não desista, aproveite os mirantes ao longo do caminho para descansar e apreciar a vista.
Lá de cima é possível avistar as praias do Canto Grande, Morrinhos, Zimbros, Mariscal, Conceição, 4 Ilhas, a Costeira de Zimbros e a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.
O nascer e por do sol são um show vistos lá de cima! Quando vier a Bombinhas não deixe de visitar o Morro do Macaco
2- Trilha da Tainha: acesso também é pelo Pórtico de Entrada, considerada leve apesar da trilha ser mais extensa, cerca de 5 km ida e volta, mas ele vai costeando as praias do lado esquerdo do Canto Grande (Porto da Vó, Cação, D’Aguada) e chega até a Praia da Tainha (quando acaba a trilha pode continuar pela estrada de terra que leva até à Tainha).
Pode se observar muitas espécies de aves e plantas da região por essa trilha, passa por uma caverna (semi aberta) e lá de cima consegue ver as fazendas de marisco.
Uma trilha bem gostosa de fazer, também aconselhamos sempre usar sapatos adequados e levar água (e nunca se esqueça de trazer seu lixo de volta).
3- Mirante Eco 360°: como está em uma área privada é cobrado uma taxa de R$ 10,00 para entrar. Localizado na estrada que leva à Praia da Tainha, cerca de 2 km da praia da Conceição (onde começa a estrada de terra).
Na entrada tem um pequeno museu de História Natural Charles Darwin, e o Mirante Sul de onde se consegue avistar Governador Celso Ramos e Norte de Florianópolis.
Do outro lado da rua tem a subida para o Mirante Norte (rabo da baleia) por uma trilha de aproximadamente 15 minutos, bem mais tranquila que a do Morro do Macaco. Lá de cima a vista é simplesmente espetacular e de tirar o fôlego, e para os mais aventureiros ainda pode aproveitar e descer de tirolesa!
Bombinhas espera por vocês!